terça-feira, 20 de novembro de 2012

E proinfo/ Desafios da Escola na sociedade atual


DASAFIOS DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL2

    Na sociedade atual, percebo que a educação necessita de uma reestruturação. O maior interesse familiar atualmente é colocar os filhos na escola e ( para muitas famílias isso é o bastante), com isso a instituição assumiu papéis que não pertencia a ela. A  escola além de trabalhar o cognitivo da criança, assumiu a dolorosa  responsabilidade de incutir no alunado a educação doméstica, ( de responsabilidade exclusiva dos pais) valores morais e étnicos. E agora? O que vamos fazer? Como fica o trabalho do profissional da educação que lida diretamente com o aluno?
     Muitas vezes,  a realidade   mostrada   do sistema educacional de ensino é um verdadeiro faz de conta. Alunos que são aprovados porque são, simplesmente,  assíduos, porém, não sabem escrever e consequentemente não fazem  uso da leitura. Outra forma comum de  aprovação dos alunos é realizando diversas recuperações paralelas, dessa maneira, torna-se quase impossível o aluno não ser promovido para a série seguinte 
     Hoje em dia,  a parcela de aprovação das crianças e jovens por mérito está aquém do que deveria ser. Se a nossa educação fosse mais levada a sério e com todo respeito que ela merece, teríamos uma sociedade mais consciente do seu papel de cidadão.
     O que podemos fazer para mudar esta situação? Será que a culpa é do professor? Ou é da escola como um todo? Ou será que o nosso sistema de ensino não nos permite caminhar de forma diferenciada? A verdade é que  na conjuntura atual, os alunos estão cercados por uma globalização de informações, mas poucos apreendem conteúdos significativos relevantes para a exigência do mercado.

 ANGELA DE JESUS
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMED - 2012
     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário